BMW JAZZ FESTIVAL: artistas

AS ESTRELAS DO BMW JAZZ FESTIVAL.

O trabalho de pesquisa e seleção do elenco do BMW Jazz Festival 2012 contou mais uma vez com a curadoria sempre apurada e fiel do jornalista Zuza Homem de Mello, o músico e produtor musical Zé Nogueira e o produtor musical Pedro Albuquerque.

"O festival contará com um grande leque das vertentes do jazz que, por sinal, não são poucas. Teremos modernidade, fusion, soul, funk, classe, originalidade e, por fim, o destaque brasileiro através do acordeom, instrumento tocado em todas as regiões brasileiras, que vem se consolidando como o mais novo representante do jazz nacional", analisa Zuza.

O pianista Chick Corea, que acumula no currículo 16 Grammy, desembarca no Brasil com outros dois gigantes, o baixista Stanley Clarke e o baterista Lenny White. O funk americano será representado por Maceo Parker, que vem acompanhado de sua banda e dois convidados ilustres: Fred Wesley & Pee Wee Ellis, com quem formava o trio de metais do The JB’s, lendária banda que acompanhava o rei do soul James Brown na década de 70.

Um dos primeiros artistas do jazz a vender mais de um milhão de discos, o saxofonista Charles LLoyd se apresenta com o seu novo quarteto, considerado por alguns o melhor de sua trajetória, composto por Jason Moran (piano), Reuben Rogers (baixo) e Eric Harland (bateria). Fundado em 1977 pelos irmãos John e Jeff Clayton, o quinteto The Clayton Brothers mostra canções de seus últimos dois discos, ambos indicados ao Grammy de Melhor Album de Jazz, "Brother to Brother" e "The New Song and Dance".

No time dos mais jovens, incluem-se o aclamado Trombone Shorty, um virtuoso trombonista e trompetista, de 26 anos, que se destaca pela mistura do jazz com o pop; e o trompetista Ambrose Akinmusire, um dos mais promissores nomes de sua geração. O maestro e compositor Darcy James Argue, por sua vez, mostra o projeto Secret Society, big band de 18 membros, cujo disco de estreia “Infernal Machines” lhe rendeu uma indicação ao Grammy, em 2009.

A lista de atrações internacionais fica completa com o Ninety Miles, projeto autoral que reúne uma variedade de artistas talentosos e se propõe a mergulhar no rico universo da música cubana, imprimindo uma nova sonoridade à fusão de ritmos caribenhos com o jazz. Representante brasileiro desta edição, os acordeonistas Toninho Ferragutti e Bebê Kramer, dois dos maiores instrumentistas do país, fazem show com a presença de diversos convidados.

 

Via Funchal – São Paulo.
De 08 a 10 de junho

Auditório Ibirapuera, plateia externa – show ao ar livre.
São Paulo – Dia 10 de junho as 17H

Teatro Oi Casa Grande – Rio de Janeiro.
De 11 a 13 de junho

Atenção.

A página a seguir contém vídeos de alta resolução. Se sua conexão de internet for de baixa velocidade (ex.: modem ou ISDN), o carregamento poderá demorar um pouco.