BMW JAZZ FESTIVAL 2014.

Atrações internacionais no mais celebrado festival de jazz do país.

Sofisticação, precisão, beleza e ousadia são atributos marcantes tanto no jazz quanto na marca BMW. Evidenciando essa identificação com o gênero musical, o BMW JAZZ FESTIVAL chega à sua quarta edição, consolidado como o maior festival brasileiro de jazz.

Conheça o line-up do Festival

    • Bobby McFerrin
      Bobby McFerrin

      Dono de uma técnica vocal impecável, Bobby McFerrin desembarca no Brasil com a turnê de seu último álbum, Spirityouall, uma homenagem ao seu pai, Robert McFerrin, importante barítono operístico de sua geração e um dos pioneiros do gênero spiritual. Improvisador virtuoso e original, o artista redefiniu o papel da voz humana com o sucesso Don’t Worry, Be Happy, primeira canção interpretada a capella a atingir o topo da parada da Billboard. Com mais de 30 anos de carreira, McFerrin já superou a marca de 20 milhões de discos vendidos e continua a explorar a voz como instrumento principal de seu trabalho. O músico se apresenta no festival ao lado de um quinteto.

    • Ahmad Jamal
      Ahmad Jamal

      Um dos músicos favoritos de Miles Davis, o consagrado pianista Ahmad Jamal, que completa 85 anos no ano que vem, mostra as faixas de Saturday Morning, seu disco mais recente, com composições de sua autoria, além de versões para músicas de Duke Ellington e Horace Silver. O americano se apresenta em formato de quarteto, com Reginald Veal, no baixo, Herlin Riley, na bateria, e Manolo Badrena, na percussão.

    • Dave Holland
      Dave Holland

      Outro músico que integrou uma das formações mais marcantes de Miles Davis, na década de 60, Dave Holland está no rol dos maiores contrabaixistas do jazz. Ao lado do guitarrista Kevin Eubanks, do pianista Craig Taborn e do baterista Obed Calvaire, ele traz ao Brasil o seu mais novo trabalho, Prism, considerado pela crítica especializada um dos mais interessantes álbuns de fusion e jazz progressivo de 2013.

    • Kenny Garrett
      Kenny Garrett

      Ao longo de uma trajetória que ultrapassa mais de três décadas, o saxofonista Kenny Garrett tornou-se um dos mais proeminentes músicos de sua geração. Seja pelo trabalho realizado com grandes nomes, como o baterista Art Blakey, o pianista Herbie Hancock e o trompetista Miles Davis, ou à frente de seus próprios projetos, Garrett sempre imprimiu um som vigoroso, melódico e verdadeiramente distinto ao seu saxofone alto. Vencedor do Grammy de Melhor Álbum de Jazz Instrumental, em 2010, o músico mostra no festival o seu último trabalho, Pushing the World Away, com o seu quinteto.

    • Chris Botti
      Chris Botti

      O trompetista Chris Botti vem conquistando plateias em todo o mundo com o seu estilo único de jazz e é hoje o artista instrumental que mais vende discos nos EUA. O seu álbum mais recente, Impressions, que traz participações de Vince Gill, Herbie Hancock, Mark Knopfler e David Foster, entre outros, levou o Grammy de Melhor Disco de Pop Instrumental no ano passado. Para além da carreira solo, Botti já gravou e tocou com grandes estrelas, como Frank Sinatra, Joni Mitchell e David Foster.

    • Snarky Puppy
      Snarky Puppy

      A big band Snarky Puppy mostra pela primeira vez no Brasil a sua sonoridade original e inovadora, que mistura jazz, funk e blues. Liderado pelo baixista Michael League, o grupo é uma das principais revelações da música instrumental contemporânea.

    • SpokFrevo Orquestra
      SpokFrevo Orquestra

      Composta por 17 integrantes, a SpokFrevo Orquestra representa a música brasileira no festival. Com a sua mistura de frevo e jazz, a banda recifense já ultrapassou as fronteiras nacionais com agenda de shows ao redor do mundo. No BMW Jazz Festival, o grupo apresenta as canções de seu novo disco, Ninho de Vespa, lançado no fim de 2013.

Com o objetivo de expandir o projeto para novos territórios, a marca investe, pela primeira vez, em uma versão do evento fora do eixo Rio-São Paulo, com um show de Bobby McFerrin, em Belo Horizonte.

Datas

São Paulo (SP): HSBC Brasil, de 29 a 31 de maio, e no palco externo do Auditório Ibirapuera, no dia 1º de junho.

Dia 29/5 – quinta-feira
  • Ahmad Jamal
  • Kenny Garrett
Dia 30/5 – sexta-feira
  • Chris Botti
  • Dave Holland
Dia 31/5 – sábado
  • Bobby McFerrin
  • SpokFrevo Orquestra
  • Snarky Puppy
Dia 1º/6 – domingo
  • Bob McFerrin

Rio de Janeiro (RJ): VIVO Rio,
de 30 de maio a 1º de junho.


Dia 30/5 – sexta-feira
  • Bob McFerrin
Dia 31/5 – sábado
  • Chris Botti
  • Dave Holland
Dia 1º/6 – domingo
  • Snarky Puppy
  • Ahmad Jamal
  • Kenny Garrett

Belo Horizonte (MG): Cine Theatro Brasil, no dia 3 de junho.


Dia 3/6 – terça-feira
  • Bobby McFerrin

Edições anteriores: uma constelação no palco

Grandes produtos são feitos com atenção aos detalhes e a BMW sabe disso melhor do que ninguém. Por isso, sempre selecionou cuidadosamente o cast de artistas em cada edição do BMW Jazz Festival.
Confira as atrações dos anos anteriores:

2011
Billy Harper Quintet, Joshua Redman Trio e Sharon Jones & The Dap-Kings.

2012
Corea, Clarke & White, Maceo Parker e convidados, Fred Wesley & Pee Wee Elli, Charles Lloyd, The Clayton Brothers, Trombone Shorty & Orleans Avenue, Ambrose Akinmusire, Nintey Miles, Darcy James Argue’s Secret Society e Toninho Ferragutti e Bebê Kramer.

2013
Pat Metheny, Esperanza Spalding & The Radio Music Society, Brad Mehldau Trio, Joe Lovano & Dave Douglas, o grupo James Farm, Egberto Gismonti e a Orquestra dos Corações Futuristas e Jonathan Blake Quintet.

Compartilhe

Facebook Youtube Twitter