ISENTO DE EMISSÕES E EM DIREÇÃO AO FUTURO.

Sustentabilidade e a BMW i.

Para reinventar a mobilidade de forma sustentável não basta ter uma ideia. É preciso ter respostas para uma infinidade de questões emergentes, a primeira delas sendo: onde se inicia a sustentabilidade? A resposta: exatamente no mesmo local onde termina.

A sustentabilidade guia os pensamentos e ações do BMW Group. Por essa razão, o BMW Group é o líder do Índice Dow Jones de sustentabilidade há oito anos consecutivos, tornando-se a empresa mais sustentável da indústria automobilística. Com o BMW EfficientDynamics, a BMW definiu para si o objetivo de continuar a reduzir as emissões enquanto aumenta o Prazer de Dirigir. A BMW i utiliza o seu patrimônio de tecnologias BMW EfficientDynamics e vai mais longe: desde a concepção à produção, desde a vida útil do veículo à sua eliminação, cada detalhe baseia-se na sustentabilidade. E a sustentabilidade é uma atitude que não tem início nem fim.

DESENVOLVIMENTO.

O objetivo do desenvolvimento da BMW i não é simplesmente construir veículos isentos de emissões, mas também utilizar a maior quantidade possível de materiais sustentavelmente produzidos e reciclados – especialmente no interior. O interior de um BMW i estabelece um novo padrão e torna a sustentabilidade tangível.

 

Outro marco é a arquitetura de veículo LifeDrive completamente inovadora, com a sua célula de passageiros em fibra de carbono e módulo de tração em alumínio que reduzem muito o peso e prolongam a autonomia do veículo.

  • LifeDrive

    A inovadora arquitetura BMW i LifeDrive, especificamente concebida para o desenvolvimento de veículos elétricos, reduz o peso e aumenta a autonomia. Duas unidades funcionais separadas: o módulo de tração em alumínio e o módulo Life em fibra de carbono, de alta tecnologia, combinam-se para formar um design forte e extremamente leve. O resultado: aumento de eficiência da energia, autonomia prolongada e maior segurança.

  • Aerodinâmica

    Mínima resistência ao vento, máxima autonomia: aerodinâmica excelente é um elemento-chave de eletromobilidade eficiente. Com a BMW i, os componentes da área inferior da carroceria encontram-se completamente ocultos para impedir turbulência provocada pelo vento, enquanto os defletores de ar melhoram a aerodinâmica nas caixas das rodas e saias laterais. Assim, consegue-se uma redução da resistência ao vento e do consumo de energia do veículo, prolongando a autonomia.

  • Materiais sustentáveis

    Natural, renovável e sustentável: o interior do BMW i3 inclui painéis de revestimento das portas e um painel de instrumentos em fibras naturais renováveis, couro naturalmente curtido e madeira de eucalipto porosa, oriunda de florestas com certificação FSC®. No geral, para o interior do BMW i3 foram utilizados 25% de matérias-primas renováveis e plásticos reciclados. Os revestimentos em tecido são feitos de poliéster 100% reciclado, produzidos utilizando 34% de PET. Outros 25% de plásticos reciclados são utilizados no exterior.

PRODUÇÃO.

O BMW Group tem se destacado no Índice Dow Jones de sustentabilidade todos os anos, desde 2005, como o fabricante de automóveis mais sustentável do mundo. Em vez de nos resignarmos, estávamos motivados a criar novos padrões: o processo de fabricação da fibra de carbono, que necessita de quantidades elevadas de energia, foi estabelecido em Moses Lake, E.U.A., para assim poder funcionar utilizando a energia limpa oriunda de uma das maiores centrais hidroelétricas do mundo – a barragem Grand Coulee. Além disso, toda a energia utilizada na fábrica da BMW i em Leipzig é obtida de fontes de energias renováveis. Mais ainda, o consumo de energia requerido para produzir o BMW i3 na fábrica de Leipzig foi reduzido em 50% e o
consumo de água foi reduzido em até 70%*.

 

*A produção do BMW i3 quando comparada ao padrão BMW líder da indústria no setor.

UTILIZE.

Para que esses veículos elétricos sejam tanto extremamente ágeis como notavelmente eficientes, um sistema de arrefecimento inteligente mantém a bateria sempre a uma temperatura de funcionamento otimizada. Os condutores do BMW i podem também ativar modos de direção excepcionalmente econômicos ao toque em um botão, prolongando assim a autonomia em cerca de 30% para até praticamente 200 km*.

 

Uma sustentabilidade constante significa que as emissões de CO2 produzidas não só pelo veículo em si, mas também na fabricação do veículo e na produção da eletricidade, foram significativamente reduzidas ou completamente eliminadas. É por isso que a BMW i está trabalhando com parceiros sustentáveis, incluindo produtores de energia renovável para gerar eletricidade de fontes renováveis facilmente acessíveis aos condutores BMW i.

 

*Resultado determinado por um estudo interno da BMW sobre o consumo de combustível. A autonomia de direção depende de inúmeros fatores, especialmente: estilo de direção individual, trajeto selecionado, condições atmosféricas, utilização do sistema de aquecimento/refrigeração e climatização prévia.

RECICLAGEM.

Como podem os componentes elétricos ser mais eficientemente reciclados? Reutilizando-os. Existem várias formas de reutilizar a bateria de alta tensão e íons de lítio de alta performance de um veículo BMW i após a sua utilização: o armazenamento fácil e eficiente de energia intermediária em sistemas de energia solar ou eólica é apenas um exemplo.


A BMW i foi também pioneira no processamento de fibras de carbono e na sua reciclagem. Para o BMW Group, os remanescentes da produção de carbono constituem materiais valiosos que são canalizados de volta para o processo de produção ou reutilizados em outras áreas.


Com isso, 95% dos materiais utilizados para produzir um BMW i3 podem ser reciclados.

SUSTENTABILIDADE COMPROVADA.

Pela primeira vez na história do BMW Group, exigentes metas de sustentabilidade para um veículo novo foram definidas logo na fase estratégica, e para todo o seu ciclo de vida. Estas metas consideram a cadeia de valor como um todo, incluindo a origem, produção, utilização e subsequente reciclagem.


De modo a avaliar a concretização de objetivos, foi determinada uma meta ambiental durante todo o desenvolvimento do BMW i3. Esta meta confirma que a abordagem geral para o BMW i3 é um modelo para o sucesso.

  • Tração elétrica

    Uma contribuição crucial foi dada pela tração elétrica do BMW i3 que é significativamente mais eficiente do que os motores a diesel ou gasolina.

  • Construção inteligente de baixo peso

    A BMW i reforça ainda mais o compromisso estratégico a longo prazo do BMW Group em direção a uma sustentabilidade ecológica, econômica e social. Um resultado dessa abordagem foi a decisão de maximizar a utilização de materiais de baixo peso, energeticamente eficientes (ex.: alumínio e CFRP) produzidos utilizando eletricidade gerada a partir de fontes renováveis.

  • Ciclo de produção sustentável

    Durante a fabricação do módulo Life, o BMW Group faz uso da sua perícia única no campo da produção industrial de CFRP. Num processo desenvolvido especialmente para os veículos BMW i, as sobras da fabricação de CFRP podem, por exemplo, ser reintroduzidas nas etapas de produção. Isso reduz a necessidade de matérias-primas da fábrica de fibra de carbono em Moses Lake (E.U.A.) – onde o material é produzido para todos os componentes fabricados a partir de CFRP para o BMW i3.

  • Utilização de eletricidade renovável

    A eletricidade para produção dos veículos BMW i na fábrica de Leipzig se origina exclusivamente de fontes de energia renováveis. Para isso, foram instaladas turbinas eólicas no local, de forma a fornecer eletricidade diretamente para o processo de produção. Além disso, toda a energia necessária para a produção na fábrica de fibra de carbono em Moses Lake (E.U.A.) vem de recursos hídricos locais

  • Confirmação pelo certificado ISO 14040/ 14044

    A identidade ambiental do BMW i3 confirma a concretização dos objetivos estabelecidos e cumpre os mais rigorosos padrões internacionais. A declaração de validade emitida pela inspeção técnica independente TÜV SÜD confirma que os métodos aplicados pelo BMW i estão em conformidade com os mais recentes padrões de engenharia e cumprem todos os requisitos da rigorosa norma ISO 14040/14044. A TÜV SÜD reviu todos os dados e métodos utilizados para a sustentabilidade conforme critérios explicitamente definidos. Por meio da definição de metas e da constante monitorização, foi possível reduzir o potencial de emissões de efeito estufa do BMW i3 totalmente elétrico, em comparação com um veículo convencional, entre 30 e 50% (desde que se dirija utilizando eletricidade de fontes de energia renováveis).