Mobilidade elétrica BMW, sustentabilidade BMW, ambiente, proteção climática

SUSTENTABILIDADE NA BMW.

SUSTENTABILIDADE NA BMW.

Com uma estratégia sistemática de sustentabilidade, o BMW Group está a estabelecer novas referências na indústria automóvel.

Para o BMW Group, o puro prazer de dirigir vai muito além da mobilidade. Isso ocorre porque o tópico da sustentabilidade é uma questão fundamental para nós e é uma questão onde não fazemos concessões. Pelo contrário, estamos entrando no futuro com uma estratégia completamente nova e consistente, a qual não apenas se estende além da nossa esfera de influência direta, mas também eleva o tema da sustentabilidade a patamares totalmente novos.
Nos últimos anos e décadas, já definimos padrões significativos para a avaliação do ciclo de vida dos nossos veículos - desde os recursos utilizados, passando pelo consumo de energia, até as taxas de reciclagem. Nos próximos anos, expandiremos continuamente a nossa estratégia de eletrificação de longo alcance e ofereceremos 25 modelos eletrificados em 2023.
No entanto, a meta de neutralidade climática e mobilidade livre de emissões só poderá ser alcançada por meio de uma variedade de tecnologias de acionamento eletrificado. Por esta razão, e de modo a assegurarmos uma maior flexibilidade no que respeita às necessidades dos nossos clientes, iremos continuar a seguir em frente com o nosso compromisso de desenvolver células de combustível de hidrogénio numa abordagem de tecnologia neutra. Já apresentámos o BMW i Hydrogen NEXT no IAA 2019. Na próxima fase, será apresentada uma série pequena do BMW i Hydrogen NEXT em 2022. Passo a passo, estamos abrindo novos caminhos em direção a um futuro ambientalmente correto, livre de emissões.
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NA BMW NÃO FAZEMOS SUTENTABILIDADE. TORNAMOS A BMW SUSTENTÁVEL.
Oliver Zipse – Presidente do Conselho de Administração da BMW AG
Mobilidade elétrica BMW, sustentabilidade BMW, produção ecológica, cadeia de valor

ESTABELECER O CAMINHO NA CADEIA DE VALOR ACRESCENTADO.

Sabemos como pensar em sustentabilidade de uma forma holística. É por isso que damos a maior importância ao desenvolvimento e à produção dos nossos veículos. O nosso objetivo é criar uma cadeia de valor agregado sustentável que cubra as suas próprias necessidades com materiais reciclados e matérias-primas regenerativas - incluindo o fornecimento de energia. Certamente não chegamos lá ainda - mas já alcançamos sucessos pioneiros neste caminho. Não é apenas a utilização dos recursos que tem um papel importante no modelo de negócios do BMW Group, mas também a redução das emissões de CO2. Devido ao aumento da proporção de veículos elétricos e à produção das suas baterias de alta tensão e à utilização intensiva da energia e de recursos que acarreta, temos que integrar particularmente medidas mais avançadas em conjunto com a cadeia de valor acrescentado no que respeita à redução do CO2. Entre as medidas para alcançar este objetivo, o BMW Group irá estabelecer a pegada de CO2 para o material da cadeia de fornecimento como critério a ser considerado na atribuição de contratos aos fornecedores e, assim, assumir um papel pioneiro como o primeiro fabricante de automóveis com objetivos de CO2 específicos para a sua cadeia de fornecimento. Assim, se falharmos este objetivo, o aumento da eletrificação terá como consequência o aumento das emissões de CO2 na cadeia de fornecimento. Estamos iniciando a recuperação, e estabelecemos a meta de reduzir as emissões de CO2 na cadeia de abastecimento no ano de 2020 em 20%, comparados com o ano de 2019.
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PRODUÇÃO REDESENHADA.

Com a assinatura do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a "Declaração Internacional sobre uma Produção Mais Limpa" em 2001, nos comprometemos a manter os impactos ambientais e o consumo de recursos em nossa produção mundial os mais baixos possível. O BMW Group com os seus locais de produção e fábricas é já um exemplo na eficiência de recursos no que respeita à redução das emissões de CO2. Porque não queremos apenas fazer parte de um futuro sustentável, mas antes ser a força motriz que o rege. Estabelecemos, assim, os mais elevados objetivos na indústria para o ano de 2030. Para monitorizar e analisar as nossas medidas avançadas, introduzimos sistemas de gestão ambiental em todos os nossos locais de produção, que estão continuamente em desenvolvimento e otimização. Somente desta forma poderemos cumprir a nossa reivindicação de eficácia verificável das nossas normas e regulamentos.


Ao lado da expansão contínua e do uso de energias renováveis e matérias-primas regenerativas em nossa produção, também estamos definindo um curso importante a partir de nossas operações de reciclagem. Atualmente, 99% dos resíduos gerados mundialmente na nossa produção interna de 2,5 milhões de veículos por ano são reciclados e reutilizados. Estamos constantemente a trabalhar para elevar ainda mais esse nível. Portanto, não é por acaso que os nossos números para as emissões de CO2 por veículo produzido, por exemplo, estejam significativamente abaixo daqueles do resto da indústria automobilística alemã.

UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS SUSTENTÁVEIS.

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Madeira proveniente de plantações certificadas pelo FSC.

O BMW Group trabalha em conjunto com o Forest Stewardship Council (FSC) e compromete-se ativamente com práticas florestais responsáveis e sustentáveis ao aderir a normas rigorosas. O friso decorativo do painel de instrumentos do BMW i3, por exemplo, é fabricado em madeira de eucalipto proveniente de plantações certificadas pelo FSC.
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Kenaf.

A Kenaf é uma planta da família do hibisco com fibras que são utilizadas para várias aplicações comerciais. O interior do BMW i3 é fabricado em 30% de kenaf, estabelecendo, assim, padrões na produção automóvel no que respeita à implementação sustentável dos recursos.
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Borracha natural.

A borracha natural é o material utilizado na produção de pneus e – tal como os outros materiais utilizados nos nossos veículos – é um dos materiais para os quais o BMW Group assume a responsabilidade. Em conjunto com os representantes das instituições sociais e de processamento da borracha natural, fundámos a independente Global Platform for Sustainable Natural Rubber (GPSNR) (Plataforma Global para a Borracha Natural Sustentável) em 2019. O objetivo é estruturar toda a cadeia de valor acrescentado da borracha natural de modo a ser visivelmente sustentável.
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Econyl.

A reciclagem dos materiais primários representa uma medida importante na sustentabilidade holística dentro do BMW Group. Um bom exemplo dos materiais reciclados cumprirem a norma Premium no que respeita à sua qualidade é a utilização do Econyl. São fibras de nylon extraídas de resíduos de nylon de acordo com um processo especial e utilizadas, por exemplo, no fabrico de tapetes. Já utilizamos o Econyl na camada superior dos revestimentos do piso e também nos tapetes do BMW iX.
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Alumínio.

Além do aço, o alumínio é o mais importante recurso da produção do BMW Group. Um valor igualmente elevado é atribuído a toda a cadeia de valor acrescentado em termos de eficiência relacionada com recursos e energia. Como membro fundador da Aluminium Stewardship Initiative (ASI) (Iniciativa de Gestão do Alumínio), o BMW Group está envolvido ativamente num programa de certificação que, por exemplo, estabelece e promove a adesão a padrões sustentáveis entre os fornecedores de matérias-primas. Além disso, atualmente, já utilizamos até 50% de alumínio secundário em componentes selecionados.

RECICLAGEM COMO FATOR-CHAVE.

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No caminho para uma produção sustentável, com economia de recursos e preparada para o futuro, a reciclagem de materiais é um fator essencial, que utilizamos como alavanca. Além do planeamento inteligente dos nossos produtos, a reutilização de materiais na forma de substâncias recicladas também está firmemente estabelecida na nossa cadeia de valor acrescentado. Em suma, agora já podemos reciclar os resíduos gerados na nossa produção interna ao nível dos 99%.

A SUSTENTABILIDADE NO BMW iX.

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Na categoria deste tipo de veículos, o BMW iX está estabelecendo novos padrões de sustentabilidade. Com base nas emissões de gases de efeito estufa ao longo de todo o ciclo de vida de um veículo, o BMW iX gera 45% menos emissões do que um SAV com potência comparável e motor a diesel - graças a uma abordagem holística. Contribuem para isso medidas tais como a utilização de energia 100% renovável na produção, ou a compra de matérias-primas de forma transparente, ao longo de toda a cadeia de abastecimento. A sustentabilidade também é visível no BMW iX, na forma de materiais naturais ou reciclados. O couro do interior, por exemplo, é curtido utilizando o extrato natural das folhas da oliveira, e não contém resíduos de cromo. O painel de controle pertencente à especificação 'Clear & Bold' opcional é feito de madeira certificada pelo FSC, enquanto o acabamento do piso e os tapetes são feitos de Econyl

RECICLAR.

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Sempre que fizer sentido técnico, ecológico e econômico, e se mostrar viável, utilizaremos matérias-primas recicladas e renováveis - e pretendemos aumentar significativamente a proporção destes materiais até o ano de 2030. No caso dos dois nossos maiores recursos, estabelecemos um fator 4-6 para o alumínio e um fator de 2-5 para o aço. Atualmente, utilizamos cerca de 25% de aço secundário, até 50% de alumínio secundário em certos componentes e até 20% de termoplásticos secundários. Desta forma, estamos comprometidos com a engenharia do ciclo de vida para obter uma reciclagem eficiente, uma vez que o uso de materiais secundários reduz consideravelmente o impacto do CO2.

RECICLAGEM DOS NOSSOS VEÍULOS EM FIM DE VIDA.

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Mesmo quando a jornada de um BMW termina, ele continua sendo um componente importante na cadeia de valor agregado. Afinal, não consideramos os nossos veículos em fim de vida, os seus componentes individuais e materiais como resíduos a serem descartados, mas como uma fonte essencial de matérias-primas secundárias. Ao retornar veículos que se encontram no fim do ciclo de vida, componentes individuais e materiais para o ciclo de matérias-primas, a reciclagem dos nossos produtos representa uma das alavancas mais importantes para a nossa meta de produção ecologicamente correta e com a preservação de recursos.
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REGENERAÇÃO DE ENERGIA EFICIENTE.

O BMW Group exerce influência direta sobre as emissões de CO2 originárias de suas próprias fábricas e locais de produção, e já constitui uma referência em termos de eficiência de recursos. Até ao ano 2030, queremos reduzir em 80% as emissões de CO2 dos nossos locais de produção. Para isso, temos vindo a obter toda a nossa eletricidade externa a partir de fontes renováveis. A partir de 2021, as nossas fábricas e locais de produção serão totalmente neutros a nível climático: primeiro, ao reduzir o consumo de energia em geral e segundo, ao utilizar energias renováveis geradas por nós até a um máximo possível. De modo a alcançarmos este objetivo, estamos sistematicamente a investir na otimização da eficiência de energia nos nossos locais de produção e a fazer avaliações no local sobre a melhor forma de obter energia – seja, por exemplo, através da utilização de hidrogénio, biogás ou energia geotérmica. A utilização de hidrogénio ecológico pode ter aqui também um papel importante nos locais de produção apropriados, e estamos atualmente no processo de avaliação da sua eficiência no que respeita à regeneração do calor numa fábrica-piloto. Ao mesmo tempo, estamos a otimizar a eficiência de energia na nossa produção: estamos a reduzir o recurso do calor, reutilizando o desperdício de calor dos processos e assegurando ciclos termodinâmicos. O uso de técnicas digitais, tais como a análise de dados, nos permite reduzir o consumo de eletricidade por meio de controles inteligentes, minimizando simultaneamente a quantidade de peças de refugo.

SUSTENTABILIDADE EM PRÁTICA NAS NOSSAS INSTALAÇÕES DE PRODUÇÃO.

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Fábrica de Leipzig do BMW Group.

Nossa atmosfera na BMW respira eficiência - a fábrica do BMW Group em Leipzig é uma das unidades de produção de veículos mais modernas e sustentáveis de todo o mundo. Desde 2013, os automóveis com uma cadeia cinemática elétrica e chassis de baixo peso em CFRP saem destas linhas de produção. A fábrica é a primeira fábrica de automóveis em toda a Alemanha a trabalhar em grande parte com eletricidade gerada por quatro turbinas eólicas construídas para esse efeito no local. Com o inovador parque de baterias que compreende cerca de 700 baterias de alta tensão BMW i3, estamos a adotar várias medidas ao mesmo tempo para obter uma gestão eficiente de recursos e de energia na produção. Em primeiro lugar, estamos a trabalhar constantemente para prolongar a vida útil das baterias. Em segundo lugar, o parque de baterias armazena a energia excedente das turbinas eólicas, quando a oferta excede a procura, e pode então alimentar esse excedente quando o fornecimento de eletricidade é muito baixo. Desta forma, contribuímos para a estabilidade da rede elétrica pública.

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Fábrica e Dingolfing do BMW Group.

A vanguarda, graças a medidas radicais: sendo a maior fábrica de veículos do BMW Group na Europa, a fábrica de Dingolfing foi capaz de registrar uma queda de um terço no consumo de recursos e emissões nos últimos dez anos, graças ao uso de tecnologias e equipamentos inovadores na produção. Nestes empreendimentos, o novo centro de energia conta com a geração de eletricidade altamente eficiente e de calor com a ajuda de uma central combinada de calor e energia (CHP). Esta converte gás em eletricidade e explora o calor resultante do processo como fonte de energia. Graças à central de CHP e a um dos maiores sistemas fotovoltaicos em telhado da Alemanha, a fábrica agora produz quase metade da sua própria energia elétrica necessária. As necessidades restantes são respondidas exclusivamente através de eletricidade ecológica de fornecedores externos de energia. Na gestão e eliminação de resíduos, em particular, a vontade de uma estratégia de sustentabilidade para toda a empresa é elevada. Também nisso a fábrica de Dingolfing alcança valores máximos, graças a medidas de reciclagem eficientes, como a central de prensagem inovadora, com uma impressionante taxa de reciclagem de 99,8%.

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Fábrica de Shenyang do BMW Group.

Mais inovações, menos emissões. Ao lado das nossas unidades de produção na Europa e no Brasil, para as quais já adquirimos fontes de eletricidade exclusivamente a partir de fontes renováveis, a nossa fábrica em Shenyang possui a planta fotovoltaica mais eficiente do BMW Group até o momento, com um pico de produção de 15,1 megawatts.
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A RESPONSABILIDADE É A NOSSA FORÇA MOTRIZ.

Com projetos tais como o ‘Cobalt For Development’, estamos trazendo a nossa estratégia de sustentabilidade para o nosso entorno passo a passo e, portanto, ao longo de todas as fases da nossa cadeia de valor agregado. Por meio de nossas diretrizes, e também por meio de apoios e promoções, podemos assegurar que os nossos parceiros na cadeia de suprimentos também possam atender sistematicamente aos nossos elevados padrões sociais e ambientais.

AS NOSSAS BATERIAS DE ALTA TENSÃO: UMA HISTÓRIA DE SUCESSO.

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Reutilização das nossas células de bateria.

Eficiente até o último volt: Estamos a recolher em todo o mundo todas as baterias de alta tensão BMW usadas – embora não haja nenhuma obrigação legal para o fazer. Durante a sua “segunda vida”, as nossas baterias para veículos são utilizadas em sistemas de armazenamento estacionário, com os quais temos vindo a equipar sucessivamente as nossas instalações em todo o mundo. Desta forma, estamos a integrar as energias renováveis na rede elétrica, aumentando a sua estabilidade e reduzindo os custos da energia para os consumidores. E estamos a avançar ainda mais em direção à meta de produção local isenta de CO2. O melhor exemplo disto é nossa fábrica do BMW Group em Leipzig, com um parque de armazenamento composto por cerca de 700 baterias do BMW i3. Como armazenamento estacionário para energias renováveis, ajudam a armazenar a energia eólica excedente, que é depois integrada novamente na rede elétrica. Além disso, ajudam também a reduzir os custos de energia para a produção.

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Reciclagem das nossas células de bateria.

No caso das baterias que excederam a sua vida útil enquanto células estacionárias de armazenamento, também estamos atingindo uma taxa de reciclagem que aumenta constantemente para estes recursos valiosos. Isto permite produzir materiais reciclados de qualidade particularmente elevada para a produção das nossas novas baterias de iões de lítio. Estabelecemos uma parceria com o especialista alemão em reciclagem Duesenfeld para desenvolver um método que consiga atingir uma taxa de reciclagem dos materiais de 96% – incluindo a grafite e eletrólitos. Atualmente, apenas termoplásticos umedecidos com eletrólitos permanecem após o processamento.
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Eficiência de recursos dos nossos fornecedores.

Tendências são definidas, antes mesmo da produção: como pioneiros na sustentabilidade, a nossa palavra também tem um peso significativo junto dos nossos fornecedores - e fazemos uso dela. Também estabelecemos acordos contratuais com os nossos fabricantes de células de que será utilizada apenas eletricidade ecológica na produção externa da nossa quinta geração de células de bateria. Isto leva a uma redução de cerca de 10 milhões de toneladas de CO2 até 2030, o que é aproximadamente equivalente à quantidade de CO2 que uma cidade de 1 milhão de habitantes, como Munique, emite por ano. Como participante no "Carbon Disclosure Project" (CDP), apoiamos os nossos fornecedores na tomada de medidas para reduzir as emissões de CO2 e aumentar a quota de energias renováveis.

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NO CAMINHO PARA A SUSTENTABILIDADE: MOBILIDADE URBANA.

O nosso objetivo é proporcionar 100% em todos os momentos - especialmente quando se trata do puro prazer de dirigir, de maneira sustentável. É por isso que estamos a seguir novos caminhos na indústria automóvel com os nossos objetivos empresariais e com a sua implementação - caminhos que também estamos a abrir para os nossos clientes, com a maior frota mundial de modelos elétricos. No entanto, isto não é suficiente para nós: com o BMW eDrive Zone, estamos apoiando a implementação gradual de áreas com emissões zero ou bem reduzidas, nas cidades europeias e nas áreas urbanas. As Zonas BMW eDrive são um serviço digital para híbridos plug-in BMW onde o veículo reconhece automaticamente essas zonas ambientais - e age. Quando o veículo entra na zona, muda automaticamente para a tração puramente elétrica e, assim, percorre a zona com total isenção de emissões locais. Além disso, também pode ganhar prémios da BMW. Através do programa BMW Points, os pontos são acumulados por cada quilómetro percorrido eletricamente - e esses pontos são, de facto, duplicados nas zonas ambientais. Deste modo, os pontos obtidos poderão, por exemplo, ser trocados por alocações gratuitas de eletricidade no carregamento do programa BMW Charging.

Quero saber mais sobre a sustentabilidade no BMW Group.

O BMW Concept i4 é um puro carro-conceito, que não se encontra disponível para a venda. A versão de série posterior do BMW Concept i4 ainda não possui uma homologação geral, uma vez que os seus valores de consumo ainda não são conhecidos.
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