VISÃO GERAL DO BMW SÉRIE 5.

O BMW Série 5 dá continuidade ao conceito da “Nova Classe”: veículos dinâmicos com seu design moderno, equipados com inovações tecnológicas, motores potentes e recursos de conforto para a sua classe luxuosa. Durante meio século, os elementos visuais, tais como a grade curva dupla da BMW, ou a curva em estilo “Hofmeister” na coluna central do veículo foram elementos que ajudaram a definir o estilo e a marca registrada deste sedã executivo e também esportivo. A série BMW 5 também constitui os primeiros veículos BMW que introduziram uma nova nomenclatura para as várias séries. O primeiro carácter, indica a série, e os outros dois fornecem informações a respeito do motor. Todas as séries futuras passaram a utilizar este sistema para a sua nomenclatura. Em 1975, o BMW Série 3 adotou este princípio, em 1976 o BMW Série 6 o fez, e em 1977 o BMW Série 7.

Leia mais

5 CARACTERÍSTICAS DO BMW SÉRIE 5.

  • 01 Impressionante dinâmica ao dirigir.
  • 02 Visual elegante e moderno.
  • 03 Interior confortável e requintado.
  • 04 Tecnologias pioneiras.
  • 05 Melhor conexão com todos os serviços, devido ao BMW ConnectedDrive.
BMW Série 5 Sedan, modelos correspondentes a 6 gerações, parados

UMA BREVE HISTÓRIA DO BMW SÉRIE 5.

Meio século da série BMW 5 – o veículo é pioneiro em sua classe, desde o início, e vem representar o auge dos modelos sedã executivo em todo o mundo. Saiba mais sobre a história do BMW Série 5.

Leia mais

UMA BREVE HISTÓRIA DO BMW SÉRIE 5.

PRIMEIRA GERAÇÃO BMW SÉRIE 5.

BMW 520 (E12), vista frontal 3/4 parado

(BMW E12)

Em 1972, o primeiro veículo criado pela lenda do design Paul Bracq para a BMW chegou ao mercado. O BMW Série 5 já exibia todas as características que iriam distinguir, também no futuro, este sedã da classe de tamanho médio: a impressionante grade do radiador com faróis duplos, a silhueta estendida, a tração traseira que é típica da BMW. Acompanhando essas características encontra-se também a suspensão, uma combinação de esportividade, segurança e conforto. Na parte interna, predomina uma funcionalidade construída mais sobre a precisão do que sobre detalhes apenas decorativos. O interior é inspirador, com seus materiais que impressionam ao tato, bem como os recursos de conforto.


O ano seguinte testemunhou o surgimento de motores mais potentes no mercado: o BMW 525, com 107 kW (145 cv), seguido pelo BMW 528, com um motor de 121 kW (165 cv).


A partir do ano de 1977, o processo de remodelação estética realizado em todos os veículos levou a uma ligeira elevação do capô, desde a grade curva dupla da BMW indo até ao para-brisa, com luzes traseiras mais largas e carburadores duplos incluídos no equipamento dos modelos BMW 525 e 528 de 6 cilindros. Isto trouxe um aumento de potência para os veículos. Com pouco menos de 700.000 veículos construídos, a produção cessou a partir do aparecimento do sucessor da série BMW 5 (E28).


Período de produção: 1972 – 1981
Motores: 1,8 – 3,5 litros (66 – 160 kW, 90 – 218 hp), 4 e 6 cilindros
Comprimento/largura/altura: 4.620 mm/1.690 mm/1.425 mm

A SEGUNDA GERAÇÃO DO BMW SÉRIE 5.

Vista lateral 3/4 do BMW Série 5 Sedan (E28), parado

(BMW E28)

O modelo sucessor do primeiro BMW Série 5 diferiu da primeira geração principalmente em termos do desenvolvimento tecnológico. O design tornou-se mais claro e preciso e mais aerodinâmico, principalmente devido à elevação da traseira. A dianteira típica se manteve inalterada, com seus faróis duplos na grade do radiador. Inovações técnicas, tais como os freios ABS, airbag, controle eletrônico do motor, conversores catalíticos para os gases do escapamento, ou o computador de bordo, estão disponíveis pela primeira vez. Quase todos os motores agora possuem injeção múltipla de combustível.


Em 1983, o primeiro modelo BMW série 5 foi equipado com um motor diesel: o BMW 524td produzia 85 kW (115 cv), sendo na época do lançamento o sedã diesel mais rápido do mundo.


Em 1985, ao lado do BMW M535i, surgiu o primeiro modelo BMW M5, inaugurando uma linha de sedãs esportivos mostrando que desempenhos excepcionais ao volante não precisavam ser um domínio exclusivo dos carros considerados esportivos e exóticos. Produzido inteiramente à mão, o BMW M5 apresenta o mesmo motor de 6 cilindros em linha com 3,5 litros de cilindrada que o BMW M635Csi, com uma potência de 210 kW (286 cv). Ao mesmo tempo, sua aparência discreta exala respeito.


As variantes M do modelo E12 já se encontravam disponíveis na BMW M GmbH em pequeno número no ano de 1974. Este desenvolvimento culminou no BMW M535i. Apresentando um spoiler dianteiro de grande tamanho, com um motor de 6 cilindros, que produzia 160 kW (218 cv), o modelo estabeleceu as melhores marcas em termos de desempenho esportivo e aparência.


Até o final de 1987, mais de 722.000 veículos da série BMW 5 (E28) deixaram a fábrica.


Período de produção: 1981 – 1987
Motores: 1,8 – 3,5 litros (66 – 210 kW, 90 – 218 hp), 4 e 6 cilindros
Comprimento/largura/altura: 4.620 mm/1.700 mm/1.415 mm

A TERCEIRA GERAÇÃO BMW SÉRIE 5.

Vista frontal 3/4 do BMW M Sedã (E34) dirigindo

(BMW E34)

O BMW Série 5 (E34), apresentado ao público em janeiro de 1988, era significativamente maior e mais amplo do que o seu antecessor: a aerodinâmica tinha sido claramente melhorada com um valor Cw de 0,30, garantindo que todos os modelos com motor a gasolina do BMW Série 5 conseguissem viajar mais rápido, com velocidades superiores a 200 km/h. Graças à longa distância entre eixos, com uma distribuição de peso quase ideal de 50:50 nos eixos dianteiro e traseiro, o veículo mostrou-se impressionante com as suas características esportivas e dinâmicas ao dirigir – oriundas do BMW 518i com motor de 4 cilindros ao BMW M5, com seus 232 kW (315 cv), o qual também estará disponível durante o ano de lançamento.


Em 1991, o BMW Série 5 Touring surpreendeu os motoristas: pela primeira vez havia uma modelo BMW ocupando o segmento executivo de médio porte. Um destaque especial era a janela traseira, a qual abria independentemente da porta traseira. No mesmo ano, para maior segurança, as portas ganharam proteção contra impactos laterais.


Em 1992, chegou ao mercado o primeiro BMW Série 5 com tração nas quatro rodas, o BMW 525iX. E outra novidade era o equipamento dos modelos BMW série 5, dotados de motores V8 cilindros. No BMW 530i e no BMW 540i, estes motores destacavam-se por suas características particularmente suaves de funcionamento. O BMW M5 mantém sua unidade de tração de 6 cilindros em linha. No entanto, sua cilindrada foi aumentada para 3,8 litros, resultando num aumento da potência que atinge 250 kW (340 cv). O BMW M5, agora mais potente, também encontra-se disponível na versão Touring.


A produção do Sedã foi descontinuada em 1995, ao passo que as vendas do BMW Série 5 Touring continuaram até 1996. Um total de 1,3 milhão de unidades do veículo foram entregues.


Período de produção: 1988 – 1996
Motores: 1,8 – 4,0 litros (83 – 250 kW, 113 – 340 hp), 4, 6 e 8 cilindros
Comprimento/largura/altura: 4.720 mm/1.751 mm/1.412 – 1.421 mm

A QUARTA GERAÇÃO BMW SÉRIE 5.

BMW Série 5 Sedã (E39) visão lateral, estacionado.

(BMW E39)

Apesar das suas dimensões maiores, o peso da carroceria do BMW série 5 (E39) permanece o mesmo. Isso se deve ao aumento do uso do alumínio, com a suspensão composta em grande parte por esse metal leve. A resistência à torção também aumentou significativamente. Além disto, o BMW Série 5 (E39) disponível nos showrooms a partir de 1995 apresentava excelente proteção contra ferrugem – mais de três quartos da carroceria sofriam um processo de galvanização a quente. Aliado a vários detalhes, o design elegante produzia um coeficiente de arrasto recorde, tornando-o o melhor em sua categoria. Até dez airbags podiam ser fornecidos como garantia de segurança.


A partir de 1997, o BMW Série 5 Touring também encontrava-se disponível nesta categoria. E em 1998, uma nova tecnologia fez sua estreia nos motores a diesel: apresentando a primeira unidade de tração common rail de 6 cilindros em linha, a BMW estabeleceu novos padrões globais em termos de desempenho e eficiência para os motores a diesel que passaram a durar anos. Os motores modernos nos inspiram, com o seu desempenho e funcionamento suave, desde o modelo diesel de 4 cilindros, indo até uma unidade excepcionalmente forte com tração V8 e 294 kW (400 hp) no BMW M5.


A revisão do modelo da BMW Série 5 no ano 2000 oferecia as luzes auxiliares ainda utilizadas hoje na forma de anéis ao redor dos faróis; também foram introduzidos os faróis de neblina redondos, ao invés dos modelos anteriores em ângulo. Com mais de 1,48 milhão de veículos entregues (incluindo 266.000 modelos Touring), o BMW Série 5 estabeleceu novos recordes de vendas, até o final de sua produção em 2004.


Período de produção: 1995 – 2004
Motores: 2,0 – 5,0 litros (85 – 294 kW, 115 – 400 hp), 4, 6 e 8 cilindros
Comprimento/largura/altura: 4.775 – 4.805 mm/1.800 mm/1.435 – 1.445 mm

A QUINTA GERAÇÃO BMW SÉRIE 5.

Vista frontal 3/4 do BMW Série 5 Sedã (E60), dirigindo em estrada.

(BMW E60, E61)

O design do BMW Série 5 Sedã (E60/60), disponível a partir de 2003, com suas formas características, originou-se sob a liderança de Chris Bangle. Os planos côncavos e convexos que se alternam, criam uma interação única entre luminosidade e sombra, uma sensação poderosa e dinâmica. O conceito operacional também adotado a partir do sedã desta classe luxuosa da BMW, permite que o motorista controle os diversos sistemas do BMW Série 5 através do iDrive. Isto se encontra disponível opcionalmente através do Head-Up Display, que projeta as informações mais importantes consideradas relevantes para a viagem diretamente sobre o campo de visão do motorista no para-brisa.


O novo BMW Série 5 Sedã é maior e mais espaçoso que o modelo anterior, embora não seja mais pesado (na verdade ele é até 75 kg mais leve, dependendo do modelo). Um dos fatores responsáveis ​​por isto é a dianteira em alumínio reduzindo o peso, o que no design composto com o restante da carroceria em aço representa um passo que vem definir novas tendências na construção de carrocerias.


As luzes de curva e freios adaptáveis ​​encontram-se disponíveis como opcionais. Também fazendo sua estreia na série BMW 5, juntamente com a estabilização antiderrapante Dynamic Drive, está o Active Cruise Control (ACC). Combinado com a suspensão esportiva, ele permite uma dinâmica ao dirigir que é única nesta categoria. Os motores de 6 cilindros em linha impressionam na categoria diesel com tecnologia common rail, e também na versão a gasolina com o sistema Bi-VANOS.


Desde o início de 2005, o BMW M5 chegou ao mercado com um enorme motor V10 de 5 litros e 373 kW (507 cv). Este dinâmico sedã esportivo encontra-se disponível nos modelos Sedã e Touring, tornando-o um dos carros mais rápidos do mundo.


Em 2007, a aparência do veículo foi modernizada, com alterações na iluminação e para-choques, bem como pela revisão feita no sistema iDrive.


Período de produção: 2003 – 2010
Motores: 2,0 – 5,0 litros (120 – 373 kW, 163 – 507 hp), 4, 6, 8 e 10 cilindros
Comprimento/largura/altura: 4.841 – 4.855 mm/1.846 mm/1.468 – 1.512 mm

BMW SÉRIE 5 GRAN TURISMO.

BMW Série 5 Gran Turismo (F07), vista frontal 3/4, dirigindo

(BMW F07)

Paralelamente ao BMW Série 5, a BMW definiu um segmento de veículos completamente novo: o BMW Série 5 Gran Turismo, que reúne as características de um sedã, de um SAV (Sports Activity Vehicle, Veículo para Atividades Esportivas) de uso flexível, e também de um modelo Gran Turismo clássico. O carro combina elegância, níveis generosos de conforto, com espaço e a dinâmica ao dirigir, que é típica da BMW.


A linha de teto em forma de coupé, com visão lateral alargada, vem se harmonizar com a grande grade curva da BMW que domina a dianteira, e também a aparência ampla da traseira obtida pelas luzes traseiras no formato "L", com contornos alinhados horizontalmente. Devido às versões do motor e ao Dynamic Driving Control, um item de série, e ainda à transmissão automática com 8 velocidades, o BMW Série 5 Gran Turismo proporciona supremos níveis de dinâmica e eficiência. A suspensão impressiona por suas inovações técnicas, tais como o eixo dianteiro de braço duplo, bem como o eixo traseiro integral em formato de "V", com a Direção Ativa Integral opcional.


Uma surpresa aguarda no interior, através da forma com dimensões generosas e o espaço versátil, dotado de bancos elevados e grandes vidros. Os materiais selecionados completam este ambiente luxuoso. Graças ao BMW iDrive, o motorista sempre terá uma visão clara e ampla das funções do BMW Série 5 Gran Turismo, tais como o BMW Connected Drive (opcional) com os sistemas de assistência ao motorista, tais como o Assistente de Mudança de Faixa, a Visão Noturna BMW e o farol alto auxiliar. Além disto, o sistema oferece os aplicativos BMW Online e BMW Teleservices por meio de uma conexão com a Internet.


Período de produção: 2009 – 2017
Motores: 2,0 – 4,4 litros (135 – 330 kW, 184 – 450 hp), 4, 6 e 8 cilindros
Comprimento/largura/altura: 4.998 mm/1.901 mm/1.559 mm

A SEXTA GERAÇÃO BMW SÉRIE 5.

Visão lateral 3/4 do BMW 518d Sedã (F10 LCI), dirigindo

(BMW F10, F11)

A geração mais bem sucedida do BMW Série 5, com mais de dois milhões de modelos vendidos, chegou ao mercado em 2010. O design esportivo e elegante, o puro prazer de dirigir que é típico da BMW, bem como o grande número de tecnologias inovadoras garantiram a pole position para o veículo no segmento dos sedãs executivos.


O carro pode ser encomendado com o sistema inteligente de tração integral BMW xDrive, que distribui a força propulsora para as rodas de acordo com situações específicas. O motor de cilindros V8 com BMW Twin Power Turbo produz uma potência de 300 kW (407 cv), sendo o motor a gasolina mais potente. Sua versão a diesel é um 6 cilindros em linha com 220 kW (300 hp). Em setembro de 2010, o pacote BMW Série 5 M tornou-se disponível, fornecendo melhorias esportivas para o BMW Série 5, tanto no interior como no exterior. Com a suspensão M Sport, o pacote aerodinâmico M e as rodas de liga leve M, o veículo gerou uma impressão particularmente poderosa. Dentre as melhorias no interior estão os bancos esportivos com design M, juntamente com o volante M em couro, a manopla da caixa de câmbio M e os acabamentos interiores M. Os motores M produzem até 441 kW (600 hp).


A remodelação estética de 2013 envolveu a renovação do design e a inclusão de opções adicionais de motorização. A série agora possui faróis de xenônio e uma interface Bluetooth "Hands Free" como padrão.


O BMW Série 5 Híbrido esteve disponível a partir de 2016: o BMW 530e iPerformance possui um motor plug-in híbrido, que permite que ele trafegue sem produzir emissões locais. E isso é combinado com as características típicas da BMW: dinâmica ao dirigir, conforto e eficiência.


Período de produção: 2010 – 2017
Motores: 2,0 – 4,4 litros (105 – 423 kW, 143 – 575 cv), 4, 6 e 8 cilindros
Comprimento/largura/altura: 4.899 – 5.039 mm/1.860 mm/1.464 – 1.471 mm

A SÉTIMA GERAÇÃO DO BMW SÉRIE 5.

Vista frontal 3/4 do BMW 530e Sedã (G30), carregando

(BMW G30, G31)

A partir de 2017, o BMW Série 5 levou o conceito de sedã executivo esportivo a novos patamares. O design foi dominado pelas proporções que são típicas da BMW, juntamente com uma maior distância entre eixos, o capô estendido e a fluida linha de teto. Apoiando as superfícies claras e os contornos precisamente modelados encontra-se a grade curva dupla da BMW, diretamente conectada aos faróis, enfatizando a largura do veículo.


Os motores modernos, eficientes e disponíveis como modelos híbridos sob solicitação, produzem uma dinâmica ao dirigir incomparável em sua classe. A suspensão adaptativa opcional e a Direção Ativa Integral fornecem contribuições extras.


Os avançados sistemas de assistência são garantia de segurança nas situações críticas no trânsito. O assistente de direção Driving Assistant Professional, disponível mediante solicitação, oferece suporte em situações tais como manutenção do veículo na faixa ou nas paradas de emergência.


A remodelagem estética de 2020 definiu detalhes claros no exterior do carro, tais como a grade dupla da BMW que foi redesenhada, faróis mais planos dotados de luz laser opcional, e novos acabamentos de pintura. No interior, novos bancos comfort encontram-se disponíveis, e os sistemas de assistência agora oferecem um Assistente para Corredores de Emergência e a Ativação da Frenagem em Cidades.


Período de produção: 2017 – os dias atuais
Motores: 1,6 – 4,4 litros (110 – 467 kW, 150 – 635 hp), 4, 6 e 8 cilindros
Comprimento/largura/altura: 4.936 – 5.001 mm/1.868 – 1.903 mm/1.467 – 1.479 mm

Vista lateral 3/4 do BMW Série 5 Sedã (G30), dirigindo

BMW SÉRIE 5 SEDÃ.

Automóvel M BMW Série 5 Sedan (G30) vista frontal 3/4, dirigindo

AUTOMÓVEL M BMW SÉRIE 5 SEDAN.

Vista lateral 3/4 do BMW Série 5 Touring (G31), parado

BMW SÉRIE 5 TOURING.