INTRODUÇÃO
A ECONOMIA CIRCULAR PODE CONSERVAR RECURSOS.
Economizar recursos é um dos nossos objetivos. Assim como usar matérias-primas com a maior consideração, frequência e o maior tempo possível. Nosso objetivo é uma economia circular. Com respeito ao mundo e boas ideias para nossa sustentabilidade.
Abordagem circular.
Em média, 60 kg de plásticos reciclados são integrados a um novo veículo do Grupo BMW, o que representa uma proporção de até 20%.
Reciclagem de baterias.
90% dos materiais das baterias de alta tensão dos veículos elétricos do Grupo BMW são recicláveis.
Processamento de resíduos.
99% dos resíduos gerados por meio de nossa produção interna mundial, de 2,5 milhões de veículos por ano, se constituíram, no ano de 2021, por materiais reciclados (93,4%), ou materiais submetidos a processamentos adicionais (como por exemplo, o processamento térmico) (5,8%).
ECONOMIA CIRCULAR.
DESCUBRA O PODER DA CIRCULARIDADE.
O manuseio responsável dos recursos desempenha um papel fundamental para o Grupo BMW. Neste processo, queremos continuar a utilizar matérias-primas alinhadas com os nossos quatro princípios da economia circular:
BMW i VISION CIRCULAR.
RE:PENSE, RE:DUZA, RE:UTILIZE e RE:CICLE. O BMW i Vision Circular foi concebido totalmente de acordo com os nossos princípios de economia circular. O veículo Vision, compacto e totalmente elétrico, tem o seu foco sobre a sustentabilidade e o luxo, oferecendo uma fascinante visão do futuro.
TINTAS AUTOMOTIVAS MAIS SUSTENTÁVEIS, FEITAS A PARTIR DA BIOMASSA.
As oficinas de pintura nas fábricas do Grupo BMW na Europa utilizam tintas de acabamento fosco que não são produzidas a partir de petróleo bruto, mas sim de matérias-primas regenerativas, como resíduos biológicos. Além disso, as fábricas do Grupo BMW em Rosslyn e Leipzig também empregam um revestimento anticorrosivo produzido de forma sustentável. As reduções de CO2 no processo certificado pela TÜV somarão mais de 15.000 toneladas no período de 2022 a 2030.
CICLO DE VIDA DA BATERIA.
FASES NA VIDA DE UMA CÉLULA DE BATERIA.
Desenvolvimento.
No Centro de Competência para a Fabricação de Células de Bateria em Munique, o Grupo BMW está realizando pesquisas sobre a composição química ideal para as células que compõem a bateria de íon-lítio. Isto envolve submeter as partes constituintes do cátodo, ânodo, separador e eletrólito a um sofisticado processo de desenvolvimento.
Utilização no veículo.
Os veículos elétricos de hoje já atingem uma autonomia superior a 600 km com uma carga, e a tendência é melhorar. A experiência mostra que os veículos elétricos são capazes de atingir a mesma quilometragem que os seus equivalentes convencionais, sem necessidade de trocar a bateria de alta tensão.
Segunda vida das baterias.
Após o uso intensivo de baterias de íons de lítio no veículo, seria possível continuar a implantá-las por muitos anos como armazenamento estacionário em agrupamentos de baterias, por exemplo, antes que entrem no processo de reciclagem.
Reciclagem.
As matérias-primas das células de bateria podem ser reprocessadas. No Centro de Competência para a Fabricação de Células de Bateria, o Grupo BMW está desenvolvendo a reciclagem de matérias-primas secundárias para a próxima geração de células de bateria. Isto marca o fim do ciclo de vida das células de bateria – e tudo pode então começar de novo.
PERGUNTAS FREQUENTES: